Notícias
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01) participou do Seminário Nacional de Práticas Financeiras, que aconteceu desta segunda-feira, 7, ao dia 10 de março de 2023, no Auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília (DF).
O seminário realizado pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) tem como objetivo promover a integração de todos os regionais, com troca de conhecimento e informações para uniformizar os procedimentos, capacitar colaboradores, diretores e conselheiros.
Na oportunidade, estiveram presentes o presidente do CR-01, Marcelo Martins Guimarães; o superintendente do CRT-01, Silvio Junior; a assessora de finanças e cobranças, Samara Marinho; a assessora financeira, Laura de Almeida. Participaram, também, os conselheiros da Comissão Tomada de Contas e Orçamentos do CRT-01 Elzo Silva Filho, José Carlos Marques Seixas, Lucas Bezerra Félix e Valdivino Eterno Leite.
Durante a palestra de abertura do evento, Vilmar Medeiros apresentou para os participantes o tema Governança, Orçamento e Contabilidade Pública. Oportunidade em que destacou assuntos de grande importância para compreensão dos balancetes contábeis pela Comissão de Tomada de Contas, com o tutorial de acompanhamento das contas do conselho pelo Sistema de Controle Contábil, Orçamentário e de Despesas, Siscont.
O palestrante explicou, ainda, sobre propostas orçamentárias, emissão de empenhos, fase da liquidação da despesa, superávit financeiro, despesas correntes e de capital. Em seguida, na parte prática, trouxe dados reais do comportamento da receita e de despesa de todos os conselhos regionais com o comparativo dos exercícios de 2020, de 2021 e de 2022.
No segundo dia de encontro, na parte da manhã, o conselheiro federal Mauro César Miranda realizou a apresentação do Manual de Uniformização de Procedimentos para as Comissões de Tomada de Contas.
Já a coordenadora de Planejamento do CFT, Viviane Sobral, explicou sobre o planejamento voltado para a área financeira, metas de sustentabilidade financeira, planos de ação e projetos prioritários. Destacou, também, o detalhamento sobre o portal da transparência.
Na sequência, a procuradora do CFT, Shayra Zagre, palestrou sobre gestores e fiscais de contrato. Apresentou um panorama sobre a legislação que trata sobre as atribuições do colaborador responsável, a importância do ateste para o processo de pagamento e destacou o princípio da segregação de funções dentro da autarquia. Por fim, o gerente Financeiro do CFT, José Carlos, demonstrou o fluxograma do processo financeiro dentro do SISDOC.
No terceiro dia de evento, houve a apresentação do Grupo de Trabalho Nacional da Sustentabilidade Financeira e a palestra do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Renato Antunes, sobre dívida ativa nos conselhos de fiscalização.
O encerramento aconteceu com a palestra do gerente de Tecnologia da Informação (TI) do CFT, Marcos Paulo, sobre relatórios gerenciais e demais práticas financeiras. Ainda na oportunidade, o diretor Financeiro do CFT, José Carlos Coutinho, ressaltou a importância da resolução ad referendum n.º 022, que trata sobre política de refinanciamento (REFIS).
Últimas notícias
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01) participou do Seminário Nacional de Práticas Financeiras, que aconteceu desta segunda-feira, 7, ao dia 10 de março de 2023, no Auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília (DF).
O seminário realizado pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) tem como objetivo promover a integração de todos os regionais, com troca de conhecimento e informações para uniformizar os procedimentos, capacitar colaboradores, diretores e conselheiros.
Na oportunidade, estiveram presentes o presidente do CR-01, Marcelo Martins Guimarães; o superintendente do CRT-01, Silvio Junior; a assessora de finanças e cobranças, Samara Marinho; a assessora financeira, Laura de Almeida. Participaram, também, os conselheiros da Comissão Tomada de Contas e Orçamentos do CRT-01 Elzo Silva Filho, José Carlos Marques Seixas, Lucas Bezerra Félix e Valdivino Eterno Leite.
Durante a palestra de abertura do evento, Vilmar Medeiros apresentou para os participantes o tema Governança, Orçamento e Contabilidade Pública. Oportunidade em que destacou assuntos de grande importância para compreensão dos balancetes contábeis pela Comissão de Tomada de Contas, com o tutorial de acompanhamento das contas do conselho pelo Sistema de Controle Contábil, Orçamentário e de Despesas, Siscont.
O palestrante explicou, ainda, sobre propostas orçamentárias, emissão de empenhos, fase da liquidação da despesa, superávit financeiro, despesas correntes e de capital. Em seguida, na parte prática, trouxe dados reais do comportamento da receita e de despesa de todos os conselhos regionais com o comparativo dos exercícios de 2020, de 2021 e de 2022.
No segundo dia de encontro, na parte da manhã, o conselheiro federal Mauro César Miranda realizou a apresentação do Manual de Uniformização de Procedimentos para as Comissões de Tomada de Contas.
Já a coordenadora de Planejamento do CFT, Viviane Sobral, explicou sobre o planejamento voltado para a área financeira, metas de sustentabilidade financeira, planos de ação e projetos prioritários. Destacou, também, o detalhamento sobre o portal da transparência.
Na sequência, a procuradora do CFT, Shayra Zagre, palestrou sobre gestores e fiscais de contrato. Apresentou um panorama sobre a legislação que trata sobre as atribuições do colaborador responsável, a importância do ateste para o processo de pagamento e destacou o princípio da segregação de funções dentro da autarquia. Por fim, o gerente Financeiro do CFT, José Carlos, demonstrou o fluxograma do processo financeiro dentro do SISDOC.
No terceiro dia de evento, houve a apresentação do Grupo de Trabalho Nacional da Sustentabilidade Financeira e a palestra do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Renato Antunes, sobre dívida ativa nos conselhos de fiscalização.
O encerramento aconteceu com a palestra do gerente de Tecnologia da Informação (TI) do CFT, Marcos Paulo, sobre relatórios gerenciais e demais práticas financeiras. Ainda na oportunidade, o diretor Financeiro do CFT, José Carlos Coutinho, ressaltou a importância da resolução ad referendum n.º 022, que trata sobre política de refinanciamento (REFIS).
Últimas notícias
Fale conosco
Rua 210, QS 01, Bloco 02, 16º Andar, Edifício Led Office Águas Claras, Águas Claras DF CEP: 71950-770
Contatos: 0800 427 5200 | Ouvidoria: ouvidoria@cft.org.br | ouvidoria@crt01.gov.br
Rua 210, QS 01, Bloco 02, 16º Andar, Edifício Led Office Águas Claras, Águas Claras DF CEP: 71950-770
Contatos: 0800 427 5200 | Ouvidoria: ouvidoria@cft.org.br | ouvidoria@crt01.gov.br
© 2023 Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região