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CRT-01 participa do Seminário Nacional de Práticas Financeiras

  • 13 de março de 2023

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01) participou do Seminário Nacional de Práticas Financeiras, que aconteceu desta segunda-feira, 7, ao dia 10 de março de 2023, no Auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília (DF).

O seminário realizado pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) tem como objetivo promover a integração de todos os regionais, com troca de conhecimento e informações para uniformizar os procedimentos, capacitar colaboradores, diretores e conselheiros.

Na oportunidade, estiveram presentes o presidente do CR-01, Marcelo Martins Guimarães; o superintendente do CRT-01, Silvio Junior; a assessora de finanças e cobranças, Samara Marinho; a assessora financeira, Laura de Almeida. Participaram, também, os conselheiros da Comissão Tomada de Contas e Orçamentos do CRT-01 Elzo Silva Filho, José Carlos Marques Seixas, Lucas Bezerra Félix e Valdivino Eterno Leite.

Durante a palestra de abertura do evento, Vilmar Medeiros apresentou para os participantes o tema Governança, Orçamento e Contabilidade Pública. Oportunidade em que destacou assuntos de grande importância para compreensão dos balancetes contábeis pela Comissão de Tomada de Contas, com o tutorial de acompanhamento das contas do conselho pelo Sistema de Controle Contábil, Orçamentário e de Despesas, Siscont.

O palestrante explicou, ainda, sobre propostas orçamentárias, emissão de empenhos, fase da liquidação da despesa, superávit financeiro, despesas correntes e de capital. Em seguida, na parte prática, trouxe dados reais do comportamento da receita e de despesa de todos os conselhos regionais com o comparativo dos exercícios de 2020, de 2021 e de 2022.

No segundo dia de encontro, na parte da manhã, o conselheiro federal Mauro César Miranda realizou a apresentação do Manual de Uniformização de Procedimentos para as Comissões de Tomada de Contas.

Já a coordenadora de Planejamento do CFT, Viviane Sobral, explicou sobre o planejamento voltado para a área financeira, metas de sustentabilidade financeira, planos de ação e projetos prioritários. Destacou, também, o detalhamento sobre o portal da transparência.

Na sequência, a procuradora do CFT, Shayra Zagre, palestrou sobre gestores e fiscais de contrato. Apresentou um panorama sobre a legislação que trata sobre as atribuições do colaborador responsável, a importância do ateste para o processo de pagamento e destacou o princípio da segregação de funções dentro da autarquia. Por fim, o gerente Financeiro do CFT, José Carlos, demonstrou o fluxograma do processo financeiro dentro do SISDOC.

No terceiro dia de evento, houve a apresentação do Grupo de Trabalho Nacional da Sustentabilidade Financeira e a palestra do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Renato Antunes, sobre dívida ativa nos conselhos de fiscalização.

O encerramento aconteceu com a palestra do gerente de Tecnologia da Informação (TI) do CFT, Marcos Paulo, sobre relatórios gerenciais e demais práticas financeiras. Ainda na oportunidade, o diretor Financeiro do CFT, José Carlos Coutinho, ressaltou a importância da resolução ad referendum n.º 022, que trata sobre política de refinanciamento (REFIS).

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